Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Paepalanthus rhizomatosus Silveira DD

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 19-10-2011

Criterio:

Avaliador:

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Paepalanthus rhizomatosus é considerada como um caso de endemismo extremo, ocorrendo unicamente em Baraúnas, Estado de MinasGerais, em altitudes acima de 1.300 m, com um único registro de ocorrência. Considerada "Deficiente de dados" (DD) para avaliação.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Actinocephalus rhizomatosus (Silveira) F. N.Costa;

Família: Eriocaulaceae

Sinônimos:

  • > Paepalanthus rhizomatosus ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Dados populacionais

Segundo Biodiversitas (2005) a espécie ocorre apenas em Diamantina, sendo que o tamanho populacional é reduzido e restrito e, indivíduos da espécie só ocorrem em duas localidades.

Distribuição

A espécie ocorre no bioma Cerrado, exclusivamente no Estado de Minas Gerais (Giulietti et al., 2010).

Ecologia

As Eriocaulaceae constituem a comunidade herbácea dominante nos Campos Rupestres, crescendo principalmente nos solos arenosos, juntamente com Gramineae, Cyperaceae e Xyridaceae (Menezes; Giulietti, 1986 apud Scatena; Rocha, 1995). A maioria das espécies ocorre em solos arenosos úmidos ou secos, de pH ácido. A família é caracterizada pelo hábito em roseta (morfologicamente) de onde partem escapos, portando inflorescências do tipo capítulo, talvez a característica mais importante da família (Bosqueiro, 2000). Segundo Giulietti; Hensold (1990) as inflorescências de Eriocaulaceae são monóicas, constituídas por pequenas flores díclinas.

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Severidade very high
Detalhes A Biodiversitas (2005) considera como ameaças para a espécie: degradação do habitat, endemismo extremo, regeneração pobre e sobre pastejo. De acordo com Biodiversitas (2005) os indivíduos das duas localidades estão sujeitos a forte pressão antrópica, sendo que uma das subpopulações ocorre ao lado de uma estrada. A pressão de coleta também é muito forte.

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Considerada "Criticamente em perigo" (CR) ameaçada pelo Anexo I da Instrução Normativa nº 6, de 23 de Setembro de 2008 (MMA, 2008).

Referências

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

- SCATENA, V. L.; ROCHA, C. L. M. Anatomia dos Órgãos Vegetativos e do Escapo Floral de Leiothrix crassifolia (Bong.) Ruhl., Eriocaulaceae, da Serra do Cipó - MG. Acta Botânica Brasílica, v. 9, n. 2, p. 195-211, 1995.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Paepalanthus rhizomatosus in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Paepalanthus rhizomatosus>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 19/10/2011 - 17:19:20